31 Mai Touriga Nacional – a alma do Dão
touriga nacional
Touriga-nacional
É uma casta de uva tinta da família das Vitis Viniferas originária de Portugal.
A fama dos vinhos do Dão é devida, em boa parte, a esta casta, que, no passado, antes da crise filoxérica, era dominante nos vinhedos da região.
É a rainha das uvas portuguesas e que pelas suas qualidades para a vinificação, começa a ocupar cada vez mais espaço nas produções europeias, australianas e californianas. Em Portugal, é plantada desde o Douro até ao Alentejo, mas é na Região Demarcada do Dão que se revela em toda a sua plenitude.
Constitui, assim, a casta mais nobre entre as tintas.
Com um cacho pequeno e alongado, ostenta bagos diminutos, arredondados e não uniformes, e uma epiderme negra-azul revestida de forte pruína.
A sua polpa é rija, não corada, suculenta e de sabor peculiar.
Trata-se de uma casta de maturação média e de produção médio a elevado, quando se utilizam materiais seleccionados e condições adequadas, caso contrário ela é baixa.
Dá vinhos de cor retinta intensa, com tonalidades violáceas, quando novos.
Os aromas são intensos, de elevada complexidade, a frutos pretos muito maduros, com algo de selvagem, silvestres (amoras, rosmaninho, alfazema, caruma, esteva).
Na boca apresenta-se cheio, encorpado, persistente, robusto, taninoso, muito frutado, quando jovem.
Possui elevado potencial para envelhecimento prolongado adquirindo nessa altura, uma elegância, um aroma e sabor aveludados inconfundíveis.
faça a sua escolha aqui