
Vinhos verdes
No abraço quente das fraldas do Marão, rodeada pelas águas calmas do Douro e do Tâmega, tão perto da cidade Romana de tongobriga, encontramos esta terra pacata do Douro Litoral, a que chamamos Marco de Canaveses.
Aqui o clima é marcadamente Atlântico, com influências do Mediterrâneo, e se, porventura o consideramos rigoroso no Inverno, cabe-nos dizer que é intenso o calor que faz no Verão.
Os solos são graníticos e está composto o cenário para que se compreenda porque se produzem Vinhos Verdes de tão boa qualidade!
As castas regionais são marcadamente adequadas às características edafo-climáticas da proximidade do Douro e produzem vinhos relacionados com a típica gastronomia de que o cabrito assado no forno e a lampreia à Bordalesa são os pratos eleitos.
Estes vinhos verdes são por essa razão diferentes dos restantes do Minho, são vinhos mais graduados, encorpados e muito aromáticos.
A Casa de Vila Boa possui nos cerca de 30 ha de vinhas as castas mais típicas do Marco de Canaveses como seja o Trajadura em Branco e a Tinta Nacional nos tintos.
Ambas são determinantes nos vinhos que compõem o por vezes aparecem num vinho de uma só casta. Algumas outras castas são vinificadas também como o Loureiro, ainda nos verdes, e outras que originam vinhos Regionais como o sauvignon blanc ou Chardonnay.
Também no património arquitetónico a Casa de Vila Boa tem uma forte história pois congrega vestígios de várias épocas com um monumento Barroco, de interesse Nacional, como o mais importante deste conjunto.
Afonso Lencastre